FICHA TÉCNICA
Goldenart production e Rai
Cinemaapresentam
argumento Sandro Petraglia, Michele Placido, Fidel Signorile
uma co-produção franco-italiana Goldenart Production
com Rai Cinema, Charlot Mact Productions, Le Pacte
em colaboração com Qmi
com a participação de Canal + - Ciné + Cinécap 4 - Cofimage 32 -
Cinéaxe 2 - Palatine Etoile 18 - Indéfilm 9
produzido por Federica Luna Vincenti
co-produzido por Antoine de Clermont Tonnerre e Jean &
Anne-Laure Labadie director de fotografia Michele
D’Attanasio
décors Tonino Zera
montagem Consuelo Catucci
guarda-roupa Carlo Poggioli
música Umberto Iervolino, Federica Luna Vincenti
produtores executivos Rita Rognoni, Vincenzo Bonomo
director de produção Riccardo Borni
director de pós-produção Irma Misantoni
um filme de Michele Placido
Opera Realizzata con il sostegno della Regione Lazio – Fondo Regionale Per
Il Cinema e L’AudiovisivoRegione Lazio Avviso Pubblico Attrazione Produzioni
Cinematografiche (Por Fesr Lazio 2014-2020) Progetto Cofinanziato Dall’unione
EuropeaRegione Campania – Fcrc: Opera Selezionata Nell’ambito Del “Programma
Poc Progetti/Eventi Di Promozione Del Turismo Culturale” Poc Campania 2014/2020
vendas internacionais Wild Bunch International
distribuição Midas Filmes
ITÁLIA/FRANÇA - 2023 - 119' – cor
Fui ver. Coloco aqui a ficha técnica e
assim escuso de estar a procurar mais informações. Interessante filme sobre a
vida do que foi considerado um pintor maldito por ter usado prostitutas e
ladrões como modelos dos seus quadros de temas religiosos. Passado nos
primeiros anos do século XVII, Caravaggio, um proscrito por Roma, condenado à
morte por decapitação pelo Papa, devido a ter matado um homem, vai fugindo
pelas cidades italianas, na altura com governos próprios dado que a reunião da
Itália só muito mais tarde se concretiza (Século XX), vai esperando por um
indulto papal.
Libertino, bêbado, sodomita, vai
vivendo junto do submundo, junto de prostituas, pedintes e ladrões, tirando das
caras, expressões e olhares dessa ralé, os modelos que depois coloca nas suas
telas, normalmente grandes retábulos que vão sendo colocados nas muitas igrejas
italianas.
O Papa, em Roma, coloca na sua
peugada um investigador conhecido pela Sombra, para lhe fazer um relato da vida
que Caravaggio vai levando de modo a que ele possa apreciar um relatório e daí
decidir se o deve indultar ou não.
Ao investigador vão-se-lhe
colocando problemas de consciência dado que retractar a Santa Virgem com modelo
de uma prostituta e São Pedro com um ladrão velho e bêbedo, são consideradas
heresias que a Igreja não suporta, mas que ao ver a sua arte coloca os seus
quadros em destaque nas melhores Igrejas italianas.
O filme vai mostrando a vida
libertina de Caravaggio, com as suas lutas, perseguido pelos irmãos do homem
que matou, investigado pelo Sombra e apoiado por alguma aristocracia,
principalmente por grandes Damas que o admiram e desejam. Só perto do fim
Caravaggio se encontra com a sua sombra e tem com ele um diálogo fabuloso que
vale a pena interiorizar. Acaba por ser indultado, mas…
Bonita cor, tons escuros q.b.
Excelente guarda-roupa, e decoração dentro da época com porcaria e sujidade às
vezes quase repugnante.
E mais não conto. Tenho apenas um
pequeno reparo, a arte de Caravaggio é apresentada no filme de forma um pouco
superficial. Deveria ter tido mais destaque. Vão ver que vale a pena.
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