quarta-feira, 12 de junho de 2024

A SOMBRA DE CARAVAGGIO

 

FICHA TÉCNICA

Goldenart production e Rai Cinemaapresentam
argumento Sandro Petraglia, Michele Placido, Fidel Signorile 
uma co-produção franco-italiana Goldenart Production 
com Rai Cinema, Charlot Mact Productions, Le Pacte 
em colaboração com Qmi 
com a participação de Canal + - Ciné + Cinécap 4 - Cofimage 32 - Cinéaxe 2 - Palatine Etoile 18 - Indéfilm 9 
produzido por Federica Luna Vincenti 
co-produzido por Antoine de Clermont Tonnerre e Jean &  Anne-Laure Labadie  director de fotografia Michele D’Attanasio 
décors Tonino Zera
montagem Consuelo Catucci
guarda-roupa Carlo Poggioli
música Umberto Iervolino, Federica Luna Vincenti 
produtores executivos Rita Rognoni, Vincenzo Bonomo 
director de produção Riccardo Borni
director de pós-produção Irma Misantoni 
um filme de Michele Placido
Opera Realizzata con il sostegno della Regione Lazio – Fondo Regionale Per Il Cinema e L’AudiovisivoRegione Lazio Avviso Pubblico Attrazione Produzioni Cinematografiche (Por Fesr Lazio 2014-2020) Progetto Cofinanziato Dall’unione EuropeaRegione Campania – Fcrc: Opera Selezionata Nell’ambito Del “Programma Poc Progetti/Eventi Di Promozione Del Turismo Culturale” Poc Campania 2014/2020
vendas internacionais Wild Bunch International
distribuição Midas Filmes 

ITÁLIA/FRANÇA - 2023 - 119' – cor

 

Fui ver. Coloco aqui a ficha técnica e assim escuso de estar a procurar mais informações. Interessante filme sobre a vida do que foi considerado um pintor maldito por ter usado prostitutas e ladrões como modelos dos seus quadros de temas religiosos. Passado nos primeiros anos do século XVII, Caravaggio, um proscrito por Roma, condenado à morte por decapitação pelo Papa, devido a ter matado um homem, vai fugindo pelas cidades italianas, na altura com governos próprios dado que a reunião da Itália só muito mais tarde se concretiza (Século XX), vai esperando por um indulto papal.

Libertino, bêbado, sodomita, vai vivendo junto do submundo, junto de prostituas, pedintes e ladrões, tirando das caras, expressões e olhares dessa ralé, os modelos que depois coloca nas suas telas, normalmente grandes retábulos que vão sendo colocados nas muitas igrejas italianas.

O Papa, em Roma, coloca na sua peugada um investigador conhecido pela Sombra, para lhe fazer um relato da vida que Caravaggio vai levando de modo a que ele possa apreciar um relatório e daí decidir se o deve indultar ou não.

 

Ao investigador vão-se-lhe colocando problemas de consciência dado que retractar a Santa Virgem com modelo de uma prostituta e São Pedro com um ladrão velho e bêbedo, são consideradas heresias que a Igreja não suporta, mas que ao ver a sua arte coloca os seus quadros em destaque nas melhores Igrejas italianas.

O filme vai mostrando a vida libertina de Caravaggio, com as suas lutas, perseguido pelos irmãos do homem que matou, investigado pelo Sombra e apoiado por alguma aristocracia, principalmente por grandes Damas que o admiram e desejam. Só perto do fim Caravaggio se encontra com a sua sombra e tem com ele um diálogo fabuloso que vale a pena interiorizar. Acaba por ser indultado, mas…

Bonita cor, tons escuros q.b. Excelente guarda-roupa, e decoração dentro da época com porcaria e sujidade às vezes quase repugnante.

E mais não conto. Tenho apenas um pequeno reparo, a arte de Caravaggio é apresentada no filme de forma um pouco superficial. Deveria ter tido mais destaque. Vão ver que vale a pena.

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