quarta-feira, 26 de março de 2014

Aniversário


Fazer anos é bom sinal. Estamos vivos. Normalmente nestes dias gostamos que nos dêem os parabéns. Ter quem se lembre de nós é bom. Agora até é mais fácil porque o Facebook encarrega-se de avisar os nossos amigos. “Rui Telo faz anos hoje”. É uma forma de alertar as mentes para o aniversário dos amigos. Por outro lado os 77 já pesam. Não que me sinta velho apesar de já o ser, mas a velhice é um estado de espírito. Desde que a saúde ajude e nos sintamos fisicamente bem, a velhice não existe. Mas as circunstâncias da vida têm muito peso. Os nossos governantes (serão?) estão a matar os “velhos”. Chegámos aquela fase da vida em que devíamos era descansar e só fazer o que nos apetecesse. A reforma é para isso. Passámos a vida a trabalhar e descontámos aquilo que o estado nos impôs para uma reforma que também determinou. Fizemos as nossas contas e estabelecemos o nosso orçamento pensando que a partir dali já não precisaríamos de poupar. Pensámos que o que era bom era gastar da melhor forma os nossos proventos para termos uma velhice descansada com algum conforto.
Agora, somos confrontados com um roubo. Dizem-nos: “Estás a ganhar mais de 1000 euros vais ser cortado”. Como se 1000 euros fosse uma fortuna. Como se dissessem que os cálculos anteriores tinham sido mal feitos pois não merecíamos uma reforma tão vultuosa. Assim, acham que têm o direito de nos sonegar parte das reformas a que tínhamos direito. E nesta fase da vida somos constrangidos a cortar nas nossas despesas. Temos que deixar de fazer o que gostamos para podermos ter orçamento para as despesas obrigatórias. É triste. Ainda se este sacrifício salvasse o país… mas não, isto tende a piorar e nem daqui a 40 anos conseguiremos ter uma dívida passível de liquidação.
Não vejo a salvação. Temos de viver, deixar correr e tentar sacar estes tipos do poder. Se não for a bem que seja a mal e depois… bem, depois logo veremos, tudo o que vier terá de ser revolucionário, mas será certamente melhor do que este marasmo.
Mas deixemo-nos de tristezas. Muitos amigos me deram os parabéns, todos me desejam felicidades. A todos agradeço e a todos prometo que vou continuar a lutar por um melhor país. Estarei com todas as manifestações se as houver, estarei também com as revoluções. Não serão os 77 anos que me impedirão de participar.
Coloco aqui uma msg de parabéns de um amigo que muito me sensibilizou pela forma e conteúdo:

Telo amigo,

Os aniversários são a memória das nossas vidas
 a soma dos nossos sonhos
e a indelével prova da nossa persistência
em desafiar o tempo
e dele fazermos renascer em cada dia
as nossas recordações adormecidas

Festejar um aniversário
é como desfolhar uma flor
e ver nascer sempre outra pétala
que representa o tempo novo
que se abre em cada data
em que julgamos ficar mais velhos

Mentira, meu amigo...
o tempo que nos falta é sempre o mais novo
e a mais promissora alvorada das nossas vidas!...

É tudo aquilo que ainda não vivemos
porque estivemos ocupados
a construir um futuro para os outros
com sentido de justiça, convicções e coerência,
princípios veros

Cada novo ano é o presente que nos ofertam
mas também o tempo renovado que merecemos
a família e os amigos que nos cercam
um mar imenso de afectos e presenças
indispensáveis, únicos e sinceros..

"Parabéns e que mantenhas a tua jovialidade e marca de homem bom!...

Um abraço do

ernani balsa"
 
Vale a pena fazer muitos anos para receber estes parabéns.




Sem comentários:

Enviar um comentário