quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

Curiosidades sobre o estabelecimento do calendário Gregoriano


Sabem o que isto é?

 “Int(DifData("d";[Datanascimento];Data())/365,25)”.

Isto é uma instrução de VBA (visual basic for aplications) que é usada num campo que mostra a idade de qualquer individuo dentro de uma base de dados.
Int = nº inteiro; DifData = Diferença de datas; “d” = em dias; [Datanascimento] = A data de nascimento do indivíduo - Data() = Data actual (hoje); / = dividir; 365,25 = ano.

Então se o ano é de 365 dias porquê 365,25?

A resposta está aqui:


Pois é, os matemáticos não conseguiram arranjar um ano inteiro com o nº de dias que correspondesse exactamente ao período de translação da terra e, assim, arranjaram este esquema de anos bissextos de 4 em quatro anos e todos os que forem divisíveis por 400. Em 1582 o Gregório 13º, para acertar agulhas mandou tirar 10 dias ao mês de Outubro de 1582 pelo que o dia seguinte a 4 de Outubro passou a ser 15 de Outubro de modo a que o calendário acertasse com as estações do ano. Vários países não católicos, como os ortodoxos e os protestantes, só alguns anos mais tarde adoptaram o calendário Gregoriano (era de Cristo) e andaram a reger-se por calendários diferentes. A título de curiosidade, a Inglaterra só alterou o seu calendário em 1752 e a maioria dos ortodoxos só no início do século XX.
Segundo Umberto Eco no seu livro “O Pêndulo de Foucault”, foi devido a este desfasamento de calendários que os Templários não se reuniram nesse ano e nunca mais conseguiram encontrar-se. Os tipos tinham um plano para dominarem o mundo e na reunião seguinte combinavam a próxima assim como o local da mesma. Ora uma das reuniões calhava entre 4 e 15 de outubro e foi a confusão total. Nunca mais conseguiram combinar outra. Ainda bem, mas agora estando mais divididos em várias seitas, maçónicos, rosa cruzes, Opus Dei e quejandos, continuam a tomar conta disto tudo.
Vejam, portanto, o que os desgraçados dos informáticos têm que suar as estopinhas para arranjarem fórmulas que dêem exactamente a idade de cada um antes o dia do aniversário e depois do dito.
Façamos votos para que isto agora esteja bem calculado e não haja mais alterações ao calendário, não vá eu faltar a alguma almoçarada combinada com os amigos.
Hoje, último dia do ano deu-me para isto. E, no ano que entra amanhã, não combinem nada para 29 de Fevereiro, porque esse só vem em 2016.


3 comentários:

  1. Meu amigo, eu não sei onde arranjaste
    A notícia que expressas, com clareza,
    Onde foste arranjar tanta certeza
    Que meus conhecimentos baralhaste.

    Agradeço, inda bem que me avisaste,
    Pois com tanto rigor, tanta pureza,
    Os factos que puseste sobre a mesa
    Os meus fracos neurónios irritaste.

    Se, agora, logaritmos aplicar,
    P’ra poder minha idade calcular,
    Criarei uma fórmula ou bitola.

    Se calhar, sossego ela não dará,
    Melhor é deixar tudo como está,
    Senão inda me mandam ir à escola.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Realmente só tu mesmo. Como eu gostaria de ter esse talento. Em menos de um fósforo "pariste" um soberbo soneto de resposta a este meu mal amanhado "post". Bem hajas Amigo. Aquele abração.

      Eliminar
  2. Mesmo assim, com tamanhas complicações, houve encontros endiabrados, deram cabo de vós e de mim, roubaram-nos os tostões e deixaram-nos entesados!

    ResponderEliminar