sábado, 10 de outubro de 2015

O Deus Sol



O Sol foi o primeiro deus da humanidade. O sol que nos livra do frio com os seus quentes raios, que nos dá a luz e faz crescer os vegetais. Olhando o sol verificamos que os raios se emanam em forma de cruzeiro. O Espírito Santo é assim representado, uma cruz radiante emanando a bondade divina. Em sânscrito a palavra sol é Devv ou Divv de onde derivam zeus, deus, deo, dio e dia que nos traz a luz. A adoração do sol vem de tempos imemoriais. Como o sol é único daí nasce o monoteísmo. No antigo Egipto, Amenófis IV declara como único deus Áton, o sol, e muda o seu nome para Aquenáton. Mais tarde o seu filho Tutancamon volta ao politeísmo. Pensa-se que foi daí que a tribo judaica começou a ser perseguida por não aceitar sair do monoteísmo e daí criar a sua própria religião.
A sequência mística do sol, o fogo e o vento, dando origem a Salvitri, Agni e Vayu, do mito védico na Índia antiga.
Salvitri é o deus sol que nasce a 25 de Dezembro, data do solstício quando os dias começam a crescer e a luz começa a vencer as trevas.
A vida dos deuses redentores é a vida do sol. Por isso, todos eles tiveram suas datas de nascimento fixadas em 25 de Dezembro: Mitra, Hórus, Dionísio e Jesus Cristo. Também é simbólica a ressurreição na Primavera, tempo da germinação e das folhas novas. É sabido que a data de nascimento de Jesus foi atribuída em concílio romano. E, claro está, só podiam ter escolhido 25 de Dezembro. Ao surgir o cristianismo, os cristãos primitivos ainda chamavam ao Sol "Dominus", daí a palavra Domingo, dia do Senhor e na língua inglesa Sunday, dia do sol.
E, como já anteriormente disse, os deuses quase todos eram representados com uma auréola por detrás simbolizando-os como filhos do sol. A iconografia católica ainda hoje representa assim Jesus e os santos.

Voltarei ao assunto “deuses” com Dionísio.

2 comentários:

  1. Dúvida

    Meu amigo, tu és mesmo um portento
    De toda a história das religiões,
    Tu buscas argumentos e razões
    E juntas, mais e mais, conhecimento.

    Eu não sei nada de isso, mas lamento
    Não ter aprofundado essas questões,
    Descobrir os porquês e os senões,
    Que acabam por cair no esquecimento.

    Tu me disseste, um dia, que passou,
    Que esta era foi um papa que inventou,
    Afirmação que aceito e que relembro,

    Mas desculpa a pergunta. Não resisto.
    Como pode existir, antes de Cristo,
    O dia vinte e cinco de Dezembro?

    ResponderEliminar
  2. Lindo. Como só tu és capaz. Mas tenho resposta para isso:
    http://espacoastrologico.org/a-historia-do-calendario/
    Aproveita e estuda os calendários AC.


    ResponderEliminar