domingo, 10 de março de 2019

TELEMÓVEL



Depois do Có…ró… có…có só podia haver um Télélé.

Ó Balhamedeus! Que mal fez este país para que aqui pusessem um povo, cuja maioria vota numa canção destas? Andamos nós a educar as criancinhas para não estarem sempre agarradas ao telemóvel e vem agora um tipo que até quer ligar para o céu. Deus vosso senhor nos valha. Aquilo é uma canção? E a letra é um poema? E a música é árabe, marroquina ou berbére?
O tipo adoptou o nome de Conan Osíris quando se chama Tiago Miranda. Parece que é de etnia cigana e vive no Cacém, desgraçadamente a terra onde vivi e passei parte da minha juventude.
Conan é “o rapaz do futuro” e Osíris um deus egípcio. Grande mistura. Podia dar-lhe para melhor, e ainda se dá ao luxo de comparar aquela “linda” canção com a tourada do Ary dos Santos cantada pelo Tordo. É mesmo de quem não se enxerga, como dizem os nossos irmãos brasileiros. Comparar aquela sucata de letra ao excelente poema satírico do Ary. Coitado, muita volta de revolta deve ter dado na tumba. E comparar a música, se música àquilo se pode chamar, à excelente composição do Tordo. E este povo vota, isso é que me assusta.
Quando for apresentado o festival Europeu da canção, avisem-me para eu não ver. Coraria de vergonha.
Volta Madalena Iglésias! Estás perdoada.

2 comentários:

  1. Assino convictamente por baixo!... O rapaz, não me preocupa muito... o que me preocupa a sério são as pessoas que votaram... e os júris da RTP que o fizeram também?... Serão todos anormais?... Claro que qualquer um, até mesmo um qualquer Conan Osiris, pode fazer as figuras tristes que quiser, mas chamar àquilo uma canção... isso é que me tira do sério!... Até lhe podem chamar uma expressão artística qualquer... um espasmo de emoções, mas nunca música, canção ou poema!...

    ResponderEliminar
  2. Estes festivais, hoje, serão de tudo o que nos quiserem impingir menos de canções. E pelos vistos conseguem, pois há muito quem se sujeite a gastar mais do que a tarifa de uma chamada normal para votar.

    ResponderEliminar