quinta-feira, 8 de março de 2012

Santas, diabos e TVI

Estou a ficar bravo de todo. Eu que falei com ele, eu que o acompanhei ao médico, eu que o levei à farmácia para adquirir os medicamentos, eu que sei o que o tipo não é mau de todo e que afinal até se serve dos humanos para conseguir tratar-se e, agora, andam a mostrá-lo nas telenovelas como um ser totalmente maléfico a interferir com as personagens todas, boas e más, isso não se faz coitadinhas, anda tudo assustado sem saberem donde vem tanta força maléfica e ainda por cima na figura de um puto, que até é bonito. Coitado do puto vai ficar traumatizado a fazer um papel daqueles. Qualquer dia vêem-no na rua e todos lhe dizem “ te arrenego saramago cruzes canhoto bordas de alguidar” como diziam lá pelas terras nortenhas, sim porque lá pelo sul só há alentejanos que trabalham pouco, dizem, mas também vão pouco à igreja e algarvios que são quase árabes e falam pouco com Jeová, ainda lá devem ter nos cromossomas alguns genes mais a atirar para o Alá. Ainda por cima há lá também uma santinha que, coitada, deve ter má cotação junto do “mestre” e não consegue fazer frente ao filho do belzebu que anda por lá à solta para gáudio da cangalheira que já vê nele o aliado que a vai fazer proliferar o negócio. Claro que os portugueses, que são gente erudita, esclarecida, sem ideias preconcebidas, não vão acreditar nada daquilo, tirando um ou outro que ao acabar a telenovela vai para a cama não sem antes espreitar para debaixo, não vá lá estar o anjo do mal, mas esses são poucos, devem ser talvez aí uns 3 milhões e 500 mil, o resto não acredita naquilo pois sabem que a santinha da ladeira era uma fraude, coitadinha que morreu de gorda por comer os bolos que a Avó lhe comprava, parece que só fazia milagres a troco de bolos, cada um tem as suas idiossincrasias, mas são muito devotos de JC e de todas as santinhas que proliferam por esse país fora e estão em vários altares espalhados pelas serrarias onde se vai em peregrinação pedir uns favorezitos.
Mas tenho a impressão que posso ficar descansado, os responsáveis da TVI não vão querer, de certeza, que o povão vá ficar ainda mais estúpido do que é e, vão certamente arranjar forma, de no final dizerem que, coitadinha da criança afinal não é ser maléfico nenhum, era apenas um puto traumatizado, que chumbou na 4ª classe, parece que o ministro  Crato vai voltar a chumbar putos, coitadinhos, e os papás vão voltar a castigá-los quando não estudem, coisa que não se faz, devem deixar os putos à vontade, estudem se quiserem se não quiserem não estudem e os professores e papás que se lixem, também para fazerem o quê mais tarde se não haverá nada para fazer.
Pois, tudo bem, as novelas têm de ser assim, didácticas e influentes na formação do povão, agora o que não vale é difamar o pobre do satan que até é um gajo porreiro, diz que faz mal e faz mesmo não é nenhum troca-tintas aldrabão, há quem diga que faz o bem e depois é o que se vê, fazem como os políticos, promessas e só antes de se elevarem aos cargos públicos, aos altares e aos céus.
Eu não vou perder tal novela quero saber como aquilo vai terminar e ai de quem puser o puto maléfico pelas ruas da amargura. Mas estou convicto que vão conseguir um final feliz para santos e ruindades e o povo vai ficar totalmente esclarecido e deixar-se de crendices e superstições. Eu, por mim, vou já comprar um amuleto, talvez uma pata de coelho ou um crucifixo e pedir aos seres supremos que nos governam que me livrem de maus olhados.
Cruzes canhoto.

Rui Cabral Telo

1 comentário: